“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Água

     Devemos começar falando sobre o que é essencial, fundamental para dar uma base de conceitos que vão se aprofundando. Então, o tema desse post será a Água, mas com um enfoque no organismo, é claro.
     A água (H2O)é um solvente universal e compõe, em média,  70% do corpo humano, dependendo da idade do individuo e de suas atividades.
      Em:
  • Crianças:  corresponde à 80% do corpo, pois são 2 vezes mais ativas metabolicamente, há mais variações no organismo e são mais vulneráveis à perda de H2O
  • Adultos: possuem menor quantidade, pois tem mais tecido ósseo e colágeno e reduzida dinâmica de fluidos
  •    Idosos:  de 30 a 40% de água

      Há água que compõe o peso do corpo é intracelular (maioria) e extracelular. Sendo que a intracelular corresponde ao que está dentro das células e a extracelular é o que está fora, tendo como exemplos o líquido sinovial das articulações, humor vítreo e o plasma sanguíneo.
 Já deu pra ver como essa substância formada por 2 átomos de hidrogênio e um átomo de carbono é importante, né?! Vamos falar de mais algumas funções:
  • Homeostasia
  •  Regulação térmica
  • Transporte de alimentos, gases
  • Lubrificante
  • Excreção
  • Meio para processos metabólicos
Agora, precisamos entender alguns processos importantes:
·               Sede:  posso falar sobre ela, pois sinto sede a todo tempo. Não consigo ficar sem uma garrafinha de água, mas, vamos falar da visão biológica e química? É um aviso do corpo para repor água, a qual se perde em suor, urina e na respiração.  O hipotálamo reconhece o estimulo dado através da redução de água intracelular ou até mesmo do aumento da concentração do sangue e envia a mensagem para os neurônios que respondem enviando um alerta para o organismo de que é necessário repor liquido. Tchaaraaam! Viu como há muito por trás de uma simples vontade há toda uma complexidade?!
·               Desidratação: acontece quando há mais perda do que ingestão de H2O, assim, o individuo apresenta sinais de tontura, fraqueza, dor de cabeça, fadiga, pode até levar à morte.
             Enfim, é gritante a importância da água para o nosso organismo, tendo uma recomendação de ingestão de aproximadamente 2 litros, ainda mais nesse clima seco em que vivemos.





Bibliografia:
Nutrição humana- Tirapegui
Bioquimica básica- Anita Marzzoco e Bayardo Torres


Thaís Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário