“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é metabolismo?

Hoje em dia muito se fala em metabolismo, as pessoas estão tendo mais interesse em conhecer o seu ritmo metabólico. Você com certeza já deve ter escutado alguém falando “O meu metabolismo está lento, por isso estou engordando” ou ainda “O metabolismo do meu filho está acelerado, ele está em fase de crescimento!!”. Afinal o que é esse tal de metabolismo que nós tanto falamos? Hoje vamos explicar um pouco sobre ele, já que esta será uma palavrinha bastante usada, aliás, é ela que sempre nos vem em mente quando pensamos em bioquímica e nutrição. Ele é o responsável por todas as reações bioquímicas essenciais à nossa sobrevivência.!
            O metabolismo nada mais é do que um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Isso mesmo! É por meio dele que o nosso organismo produz e gasta ATP (energia). São essas reações que permitem a uma célula ou sistema transformar os nutrientes em energia, que será utilizada por elas para que se multipliquem, cresçam, movimentem-se, etc.  Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico (quando ocorre a formação dos compostos)  ou catabólico  (ocorre a quebra dos compostos).
            Opa! ATP? O que é ATP? Adenosina trifosfato (ATP) é a fonte primária de energia química para diversas reações biológicas, desde as mais complexas até a síntese de ácidos nucleicos da célula. Quando um ATP libera energia ele vira ADP ,adenosina difosfato, (liberou um fosfato) e precisa ser fosforilado para voltar a ser ATP, sendo necessário, para isso, a degradação de nutrientes para novamente ser capaz de gerar energia.

Funcionamento do metabolismo

Não existe uma maneira específica para tornar o metabolismo mais lento ou mais acelerado, pois são vários os fatores que o determinam  durante uma avaliação de tipo de metabolismo, como por exemplo o peso, idade, sexo, atividade física que precisam ser considerados individualmente, pois a necessidade calórica varia de pessoa para pessoa. Logo, se uma pessoa pratica atividade física regular, o organismo estará requerendo muito mais energia, estimulando o metabolismo.
Cada pessoa necessita de um nível mínimo de energia para desempenhar as funções vitais no estado acordado e em repouso pois, o organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais, como respiração e funcionamento cardiovascular. Existem algumas metodologias que estimam o gasto energético de um indivíduo, estas evidenciam os fatores diferenciais para cada organismo e consideram ainda o gasto energético basal (GEB) que é exatamente essas energia gasta por um indivíduo em repouso absoluto físico e mental durante 24 hs e 12 hs após uma refeição!
O metabolismo dos nutrientes acontece por vias metabólicas. As principais são o metabolismo dos carboidratos (glicogênio muscular e hepático), o metabolismo das gorduras (ácidos graxos) e o metabolismo das proteínas (aminoácidos), as quais veremos mais adiante!





Walkyria Paula
           
Fontes:


Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário