“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

domingo, 23 de setembro de 2012

Anemias


Existem diferentes tipos de anemias, mas os dois tipos mais importantes para a nutrição são a anemia ferropriva e a anemia megaloblástica. Esses tipos são normalmente causados por fatores nutricionais e por este motivo é que são tão importantes para a nutrição.
A deficiência de ferro é o maior problema nutricional no mundo.  A anemia ferropriva é resultado do balanço negativo de ferro (deficiência de ferro) que pode ocorrer em situações em que há o baixo consumo de ferro, prejuízo na absorção e no aumento das perdas de ferro pelo organismo. Esses fatores levam à diminuição dos níveis plasmáticos de ferro, caracterizando a anemia.
A anemia ferropriva ocorre quando há um longo período de balanço negativo de ferro e que poderá levar a um esgotamento das reservas do organismo e uma consequente dificuldade de produção de hemácias. Desta forma, existem três estágios de deficiência de ferro. O primeiro é o período pré-latente ou depleção de ferro, que é caracterizado pela redução nas reservas de ferro (ferritina sérica) sem que haja uma redução nos níveis de ferro sérico. O segundo estágio é chamado de deficiência latente e ocorre quando as reservas de ferro foram esgotadas, mas o nível de hemoglobina ainda permanece acima do limite mínimo de hemoglobinas. A anemia ferropriva, o terceiro estagio da deficiência de ferro, ocorre quando a concentração de hemoglobina no sangue fica abaixo do limite inferior do normal e havendo também a produção de eritrócitos microcíticos (eritrócitos com um diâmetro menor).
Existem alguns períodos em que há uma necessidade de ferro aumentada, são eles os períodos da infância, gravidez e lactação. Por este motivo as lactentes, crianças menores de 5 anos, gestantes e mulheres em idade fértil possuem uma tendência maior ao desenvolvimento da deficiência de ferro.
A anemia megaloblástica já é causada normalmente pela deficiência da vitamina B12 e/ou B9 por causa da sua a baixa ingestão ou dificuldade de absorção. Essa doença tem como característica um tamanho aumentado, não maturidade completa e disfunção das hemácias, além de uma diminuição dos leucócitos e plaquetas. Essas duas vitaminas são importantes para a produção de DNA e para eritropoiese, então uma deficiência delas gera um desiquilíbrio no crescimento, divisão celular e na produção de hemácias.

                                 
    
                                      Vitamina B12                                            Vitamina B9

     É necessário tomar cuidado para não confundir a anemia megaloblástica com a anemia perniciosa. A anemia perniciosa também causa um aumento no tamanho das hemácias (anemia megaloblástica), mas ela não é causada especificamente pela deficiência de vitaminas, mas é causada por um problema relacionado com o fator intrínseco, gerando uma diminuição na absorção da vitamina B12.



      A vitamina B12 normalmente vem nos alimentos ligada à proteínas e quando chegam ao estomago elas se tornam livres e depois fixadas às proteínas R. O fator intrínseco tem uma menor afinidade a B12 do que as proteínas R, mas no intestino delgado as proteases pancreáticas quebram a ligação com a proteína R e a vitamina B12 consegue se ligar ao fator intrínseco. Dessa forma ela consegue ser absorvida no íleo. Após a sua absorção, ela é levada ao fígado onde ela será armazenada.

     O diagnostico dessas anemias são possíveis por um exame de sangue em que tenha um hemograma completo, ferritina, ferro sérico e vitamina B12.



Bruna Mundim



Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário