“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vegetarianismo


O vegetarianismo consiste em um hábito alimentar, opcional ou cultural, com a eliminação de carne do cardapio. Alguns eliminam também alimentos de origem animal como leite, ovos, entre outros. Existem vários tipos de vegetariano: Semivegetariano: consiste ao não consumo de carne, contudo ingerem alimentos de origem animal (alguns comem carne branca).


Ovolactovegetarianismo: Corresponde a alimentação de origem vegetal, leite, ovos e seus derivados.                                                                                                                     

Lactovegetarianismo: Dieta composta no consumo de leite e derivados. Segue-se a exclusão de carne, ovo e derivados.

Ovolactovegetarianismo: Corresponde a alimentação de origem vegetal, leite, ovos e seus derivados.  

Lactovegetarianismo: Dieta composta no consumo de leite e derivados. Segue-se a exclusão de carne, ovo e derivados.

Ovovegetarianismo: Há o consumo de ovo, excluindo-se a alimentação de carne, leite ou derivados.

Vegetarianismo semistre: Eliminação da dieta de quase todos os alimentos de origem animal, abrange somente o mel. Segue-se o não consumo de carne.

Vegetarianismo verdadeiro: Pode ser considerado como um regime alimentar vegano. Não consumo de qualquer tipo de carne e alimentos de origem animal.


Como não possuem a ingestão de carne ou derivados de origem animal, o vegetarianos possuem uma alimentação diferenciada , pois têm que buscar fontes de nutrientes que são da carne em outros alimentos. Sua alimentação acaba se tornando rica pois consomem ótimas fontes em carboidratos, minerais e vitaminas, com exceção da vitamina B12, zinco e ácido graxo omega 3.

Embora uma dieta vegetariana regular possa fornecer proteínas necessarias, este nem sempre é o caso quando se trata de ácidos graxos. Como resultado, os vegetarianos tendem a ter niveis elevados de homocisteína a no sangue e diminuindo dos níveis de HDL. Fatores de risco para doença cardíaca e circulatórias.Contudo cientificamente de acordo com o Artigo "Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides " ( de Simone Grigoletto De Biase; Sabrina Francine Carrocha Fernandes; Reinaldo José Gianini; João Luiz Garcia Duarte) disponivel site de pesquisa Scielo revela que a dieta vegetariana parece ter papel protetor vascular, sem subdivisão do grupo de vegetarianos, assim possuem menores valores de TG, CT e LDL em comparação com a dieta onívora.


Lewestter Melchior


Fontes:

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/14768/geral/estilo-de-vida-vegetariano-aumenta-risco-de-desenvolver-doencas-cardiacas 

http://www.dicasdenutricao.com/2012/05/dieta-vegetariana-orientacao-de.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000100006&lang=pt 

http://www.tuasaude.com/homocisteina/


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário