“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dietas Low Carb: benefícios e consequências


        Hoje, finalmente vamos falar de dietas aqui no blog!! 
Principais alimentos da Dieta Low Carb.
Atualmente muito se fala de diversas dietas milagrosas que fazem perder peso... é dieta da Lua,  dieta das frutas, dietas da sopa, dieta das proteínas, e  entre tantas outras  também temos  as Dietas Low Carb!
            Dieta Low Carb é a dieta de baixo carboidrato recomendada para quem quer emagrecer e perder gordura. Consiste em reduzir os carboidratos e aumentar o consumo de proteínas. A regra básica é: limitar os carboidratos!
            Já vimos no post de carboidratos que ele é a fonte primária de energia do organismo e que o seu excesso é estocado em forma de glicogênio e triglicerídeos nos adipócitos (as gordurinhas!). Assim, reduzindo a principal fonte de energia da alimentação, ao atingir baixos níveis de glicose, para manutenção da homeostase o organismo ativa a gliconeogênese, processo de formação de glicose a partir de proteínas, lipídeos e triglicerídeos, o que faz com que o indivíduo emagreça.
            Mas como será que o nosso corpo reage com essa 'ideia' de tirar dele sua fonte primária de energia? Será que é tudo tão simples assim? Então vamos ver os prós e contras da Dieta Low Carb.

Benefícios:
Os carboidratos, quando ingeridos em maiores quantidades ou em proporções maiores, principalmente de carboidratos simples, levam a um aumento rápido de açúcar no sangue, que estimula o pâncreas a liberar insulina para reduzir as concentrações de açúcar no sangue sinalizando para as células dos tecidos muscular e adiposo captarem e transportá-lo para dentro dos tecidos, acumulando as gordurinhas.
Nas dietas com baixa quantidade de carboidratos, esse processo será reduzido, pois não será liberada grandes quantidades de insulina, o que faz que a dieta seja benéfica também aos diabéticos.
Outro aspecto bastante positivo é que a dieta low carb dá muita atenção ao índice glicêmico. Se o alimento tem esse índice baixo ou moderado, pode entrar na dieta. Pães, massas e biscoitos integrais, carnes, nozes, legumes, frutas cítricas e verduras são alguns itens permitidos. Esses alimentos dão maior saciedade, desse modo a pessoa na vai ficar “beliscando” alimentos toda hora.
O baixo estoque de Carboidratos potencializa a queima de gordura, o que provoca o rápido emagrecimento. No entanto, potencializa também a queima de proteínas, e é aí que vem as desvantagens.

Desvantagens:
Ao reduzir o consumo de carboidratos é necessário aumentar o consumo de proteínas. Ao manter um alto consumo de proteínas de qualidade, os alimentos ricos em proteínas também são ricos em gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde.
Outro problema típico em dietas de baixas calorias é que a pessoa normalmente perde mais músculos do que gordura. Isso reduz o metabolismo, fazendo com que logo depois de perder peso, o indivíduo facilmente ganha tudo de volta.
E outro aspecto bastante desvantajoso se dá no processo de degradação das proteínas, pois ao degradar proteínas, o organismo precisa “dar um fim” na amônia produzida, uma vez que ela é tóxica. Para isso, a amônia será transportada ao fígado onde vai entrar no Ciclo da uréia (abordado no post de metabolismo de proteínas) e finalmente ser excretada pelos rins na forma de uréia.
Em baixos níveis de carboidratos no organismo, essas reações serão potencializadas, sobrecarregando o fígado e os rins, sendo desvantajoso para o organismo.
A pergunta agora é: posso ou não fazer essa dieta?
      Na verdade, esses tipos de dieta, em sua grande maioria não atendem aos requisitos exigidos de uma alimentação saudável para manutenção da saúde.  Uma dieta deve atender ao padrão alimentar nutricional adequado, além de ser acompanhada de uma reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos, fundamental na estratégia de redução de peso. Portanto antes de iniciar uma dieta é importante procurar orientações de um profissional qualificado para tal... já sabem de quem estou falando né? Do nutricionista, é claro!


Walkyria Paula


Fontes:

www.hipertrofia.org/forum/.../23484-conheca-a-dieta-low-carb/ acesso em: 15 de junho de 2012.
 
Brasil. Ministério da Saúde: Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. p.23.
 
TIRAPEGUI, Julio. 
Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário