“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Metabolismo de Ferro - Introdução

O ferro é um elemento chave no metabolismo dos organismos vivos, pois ele participa de diversos processos metabólicos importantes, tais como a fosforilação oxidativa, fotossíntese, ciclo de krebs e síntese de DNA. Ele também faz parte do grupo HEME, que é o local ativo de transporte de elétrons nos citrocromos e na captação de oxigênio pela hemoglobina.
Apesar de ele ser um elemento muito abundante no meio ambiente, ele é relativamente indisponível para os organismos vivos. Por este motivo esses organismos o guardam como um tesouro, possuindo um mecanismo de reciclagem muito eficiente.
Os adultos possuem cerca de 4 g de ferro no seu organismo, sendo que 60 a 70% estão envolvidos na produção de hemoglobina, incorporados a algumas enzimas respiratórias (citocromos), no desenvolvimento de células precursoras eritoides e nas hemácias maduras, sendo esse Fe classificado como ferro funcional. O restante do Fe é classificado como reserva ou não-essencial (30 a 40 % do total). Esse tipo de ferro pode ser encontrado nos estoque de ferro do organismo, como ferritina e a hemossiderina, além de estar presente na transferrina (principal transportador de ferro).
O ferro não possui uma via de excreção que regule o seu metabolismo. Dessa forma quase todo ferro no nosso organismo é reutilizado.


A produção de células vermelhas demanda uma grande quantidade de ferro (30 mg de Fe/dia). Essa necessidade é suprida pela degradação de hemácias senescentes (hemácias velhas) pelas células do sistema reticuloendotelial do baço e células de Kupffer no fígado. Isso significa que grande parte do ferro é reciclada por causa da reutilização desse micronutriente que estava presente nas hemácias que foram degradadas.
Apesar de haver essa reciclagem de ferro pelo organismo, ainda ocorrem perdas, as quais são causadas pela descamação de células epiteliais e por perda nos fluidos (lágrimas, suor e sangue, principalmente pela menstruação nas mulheres). Do total de ferro no organismo, apenas cerca 1 mg são perdidos por dia (essa perda passa para 2 mg em mulheres pré-menopausa).
Para repor diariamente essa quantidade de ferro, ingerimos em nossa dieta uma média de 13 a 18 mg de Fe/dia, porém desse quantidade ingerida, nós somos capazes de absorver somente 1 mg.
Na nossa dieta são encontrados dois tipos de ferro que somos capazes de absorver:
- O Fe hêmico ou orgânico, que se encontra ligado a uma protoporfirina, formando o grupo heme;

 
(Ferro hêmico)

- O Fe não-hêmico ou inorgânico. Esse ferro é encontrado em alimentos de origem vegetal e pode estar na forma reduzida (Fe+2) ou oxidada (Fe+3).
                Cada um desses tipos de Fe possui um metabolismo de absorção específico e que será descrito em um próximo post.


Bruna Mundim


Referência:
- Moreira, D. S.; Deficiência de vitamina A e níveis de transcrito de transportadores de ferro no intestino de ratos. 2009. Dissertação. Universidade de Brasília - UnB.
- Carvalho, M. C., Baracat, E. C. E., Sgarbieri, V. C.; Anemia Ferropriva e Anemia de Doença Crônica: Distúrbios do Metabolismo de Ferro. 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porfirina


Nenhum comentário:

Postar um comentário