“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bioquímica da Nutrição - Um pouquinho do que será abordado aqui!

-->

--> -->Olá galera!!!!
Com esse post nós vamos mostrar um pouco dos temas que serão discutidos aqui no blog.
O nosso corpo é como uma máquina, movida por uma complexa rede de engrenagens. Cada engrenagem seria uma via metabólica realizada no nosso organismo e que estariam conectadas umas as outras, formando uma rede reações que promovem o seu funcionamento.
É impossível falar de metabolismo, sem falar de bioquímica não é? Isso porque a nutrição e a bioquímica não se separam, estão intimamente ligadas, pois as reações são dependentes da nutrição!
É sobre esses aspectos nutricionais que o blog de bioquímica da nutrição vai expor informações práticas e claras, uma vez que alimentar-se, além de proporcionar prazer é uma das necessidades vitais ao ser humano. E aí vêm as avaliações do senso comum julgando um alimento bom ou ruim. Mas será que existem alimentos ruins?
Na verdade todos os alimentos são bons, o importante é que esses alimentos se combinem com outros para atender as nossas necessidades nutricionais. Alimentar-se bem significa dar ao seu organismo um equilíbrio e de certa forma uma proteção.
O blog trará discussões sobre o motivo pelo qual algumas vitaminas podem ajudar na absorção de um nutriente, assim como entender porque certas vitaminas não podem ser tomadas juntas, pois haverá uma competição entre elas.

Você sabia que com  a transição nutricional ela qual o Brasil está passando e pelo o aumento do sedentarismo, muitas pessoas estão se tornando obesas e ao mesmo tempo anêmicas? Isso parece meio contraditório, porém existe uma relação entre eles.
Outra curiosidade  relacionada ao ferro é que existe um mito de que é bom tomar suco de laranja quando se toma ferro. Esse mito é verdade, pois a vitamina C que está presente no suco ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Por este motivo muitos nutricionistas recomendam a ingestão de ferro juntamente com comprimidos de vitamina C.
Um assunto muito interessante e polêmico é a questão do vegetarianismo. Existem vários tipos de vegetarianismo, e uma dieta vegetariana significa a abstenção de todos os tipos de carnes e derivados. Será que faltam nutrientes a essas pessoas? Quais os riscos e benefícios?
 E a intolerância a lactose? A lactose é o açúcar do leite. Intolerância à lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose.
Essas e outras questões serão logo mais  temas de discussões do blog!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário