“O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin, 1825).

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é metabolismo?

Hoje em dia muito se fala em metabolismo, as pessoas estão tendo mais interesse em conhecer o seu ritmo metabólico. Você com certeza já deve ter escutado alguém falando “O meu metabolismo está lento, por isso estou engordando” ou ainda “O metabolismo do meu filho está acelerado, ele está em fase de crescimento!!”. Afinal o que é esse tal de metabolismo que nós tanto falamos? Hoje vamos explicar um pouco sobre ele, já que esta será uma palavrinha bastante usada, aliás, é ela que sempre nos vem em mente quando pensamos em bioquímica e nutrição. Ele é o responsável por todas as reações bioquímicas essenciais à nossa sobrevivência.!
            O metabolismo nada mais é do que um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Isso mesmo! É por meio dele que o nosso organismo produz e gasta ATP (energia). São essas reações que permitem a uma célula ou sistema transformar os nutrientes em energia, que será utilizada por elas para que se multipliquem, cresçam, movimentem-se, etc.  Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico (quando ocorre a formação dos compostos)  ou catabólico  (ocorre a quebra dos compostos).
            Opa! ATP? O que é ATP? Adenosina trifosfato (ATP) é a fonte primária de energia química para diversas reações biológicas, desde as mais complexas até a síntese de ácidos nucleicos da célula. Quando um ATP libera energia ele vira ADP ,adenosina difosfato, (liberou um fosfato) e precisa ser fosforilado para voltar a ser ATP, sendo necessário, para isso, a degradação de nutrientes para novamente ser capaz de gerar energia.

Funcionamento do metabolismo

Não existe uma maneira específica para tornar o metabolismo mais lento ou mais acelerado, pois são vários os fatores que o determinam  durante uma avaliação de tipo de metabolismo, como por exemplo o peso, idade, sexo, atividade física que precisam ser considerados individualmente, pois a necessidade calórica varia de pessoa para pessoa. Logo, se uma pessoa pratica atividade física regular, o organismo estará requerendo muito mais energia, estimulando o metabolismo.
Cada pessoa necessita de um nível mínimo de energia para desempenhar as funções vitais no estado acordado e em repouso pois, o organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais, como respiração e funcionamento cardiovascular. Existem algumas metodologias que estimam o gasto energético de um indivíduo, estas evidenciam os fatores diferenciais para cada organismo e consideram ainda o gasto energético basal (GEB) que é exatamente essas energia gasta por um indivíduo em repouso absoluto físico e mental durante 24 hs e 12 hs após uma refeição!
O metabolismo dos nutrientes acontece por vias metabólicas. As principais são o metabolismo dos carboidratos (glicogênio muscular e hepático), o metabolismo das gorduras (ácidos graxos) e o metabolismo das proteínas (aminoácidos), as quais veremos mais adiante!





Walkyria Paula
           
Fontes:


Imagem:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bioquímica da Nutrição - Um pouquinho do que será abordado aqui!

-->

--> -->Olá galera!!!!
Com esse post nós vamos mostrar um pouco dos temas que serão discutidos aqui no blog.
O nosso corpo é como uma máquina, movida por uma complexa rede de engrenagens. Cada engrenagem seria uma via metabólica realizada no nosso organismo e que estariam conectadas umas as outras, formando uma rede reações que promovem o seu funcionamento.
É impossível falar de metabolismo, sem falar de bioquímica não é? Isso porque a nutrição e a bioquímica não se separam, estão intimamente ligadas, pois as reações são dependentes da nutrição!
É sobre esses aspectos nutricionais que o blog de bioquímica da nutrição vai expor informações práticas e claras, uma vez que alimentar-se, além de proporcionar prazer é uma das necessidades vitais ao ser humano. E aí vêm as avaliações do senso comum julgando um alimento bom ou ruim. Mas será que existem alimentos ruins?
Na verdade todos os alimentos são bons, o importante é que esses alimentos se combinem com outros para atender as nossas necessidades nutricionais. Alimentar-se bem significa dar ao seu organismo um equilíbrio e de certa forma uma proteção.
O blog trará discussões sobre o motivo pelo qual algumas vitaminas podem ajudar na absorção de um nutriente, assim como entender porque certas vitaminas não podem ser tomadas juntas, pois haverá uma competição entre elas.

Você sabia que com  a transição nutricional ela qual o Brasil está passando e pelo o aumento do sedentarismo, muitas pessoas estão se tornando obesas e ao mesmo tempo anêmicas? Isso parece meio contraditório, porém existe uma relação entre eles.
Outra curiosidade  relacionada ao ferro é que existe um mito de que é bom tomar suco de laranja quando se toma ferro. Esse mito é verdade, pois a vitamina C que está presente no suco ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Por este motivo muitos nutricionistas recomendam a ingestão de ferro juntamente com comprimidos de vitamina C.
Um assunto muito interessante e polêmico é a questão do vegetarianismo. Existem vários tipos de vegetarianismo, e uma dieta vegetariana significa a abstenção de todos os tipos de carnes e derivados. Será que faltam nutrientes a essas pessoas? Quais os riscos e benefícios?
 E a intolerância a lactose? A lactose é o açúcar do leite. Intolerância à lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose.
Essas e outras questões serão logo mais  temas de discussões do blog!!


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quem vos fala

     Somos curiosos, por isso escolhemos a Ciência; somos dos que comem, por isso escolhemos a Nutrição e somos dos que aprendem, por isso queríamos ensinar você. O mais importante, no entanto, é que somos como você: gente que come, e não só o que faz bem, gente que tem preguiça de ir na academia; gente que, às vezes, prefere dormir mais um pouco a fazer aquela caminhada. Por isso, não pense que somos super-heróis, médicos, nutricionistas ou donos de toda verdade. Somos estudantes de Nutrição no início de nossas caminhadas, no primeiríssimo semestre na Universidade de Brasília, e estamos aqui para dividir com vocês as nossas novas descobertas científicas, descobertas essas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia a fim de melhorar a  nossa qualidade de vida, a nossa saúde física, o nosso bem-estar mental e emocional.
    Sim, acreditamos que comida é tudo isso: é vida. Convidamos-te a aprender conosco, a explorar o aparentemente assustador mundo da Bioquímica em busca de respostas sobre nossa alimentação, a desmitificar a Nutrição de uma vez por todas. Sejam bem-vindos!



Marina Morais